A ansiedade pode estar afetando suas relações.
- bianca prado
- 19 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: há 6 dias

A tão discutida ansiedade, que causa sofrimento e prejuízos, é vista por muitos ângulos. Fala-se muito sobre seus sintomas físicos e psicológicos, mas aqui olharemos para os efeitos da ansiedade nas relações. Para iniciar essa reflexão, é importante abordar dois comportamentos possíveis de identificar em pessoas ansiosas, a evitação e o controle. Aquele que apresenta sintomas de ansiedade, ou mesmo o transtorno, tendem a antecipar situações e esse movimento causa sofrimento, assim o processo se torna recorrente. Ou seja, numa pessoa com sintomas ansiosos a vivência de uma situação negativa pode gerar a antecipação de situações e assim gerar tais sintomas.
Conforme colocado anteriormente, o medo por trás de todo o processo ansioso pode gerar um comportamento evitativo. A insegurança presente no sujeito fará com que ele não seja ativo nas situações, o medo irá sobressair e a pessoa tomará decisões em prol de evitar que algo aconteça. Esse comportamento pode gerar impacto nas relações da pessoa, uma das evitações pode estar atrelada a interações sociais, recusando convites e possibilidades de construção de novas relações, resultando em um isolamento social. Ainda nesse sentido, também pode ocorrer uma sobrecarga para aqueles que já fazem parte da vida desse sujeito com sintomas ansiosos quando, por exemplo, ele se recusa a participar de atividades ou enfrentar problemas juntos.

Outro comportamento que também pode ocorrer em casos de ansiedade é a necessidade de controlar situações ou pessoas. Nesses casos também ocorre um sentimento de insegurança, porém indivíduo busca assumir um protagonismo e controlar todas as situações a fim de antecipar o que gera sofrimento e dessa forma preveni-lo. O comportamento controlador também pode gerar muitos impactos nas relações, como um desconforto e invasão do espaço daqueles que convivem com o sujeito. Também é possível observar situações em que o indivíduo não deposita confiança, o que leva a sobrecarga e sentimento de desvalorização àqueles com quem convive.
Essas são algumas das possibilidades de impacto nas relações, também afetará a maneira com que o sujeito com sintomas ansiosos se sente, visto que somos seres sociais e nossas relações costumam ocupar lugar de importância em nossas vidas. Os transtornos de ansiedade necessitam de acompanhamento profissional adequado, mas mesmo quando não há tal situação, apenas os comportamentos aqui mencionados, a psicoterapia também pode ajudar a identificar e lidar com eles.